REFLEXÕES E POSSIBILIDADES SOBRE O MATERIAL DIDÁTICO EM FORMATO ACESSÍVEL
A EXPERIÊNCIA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA
Palavras-chave:
acessibilidade, desenho universal, textos acessíveis, acessibilidade em contexto universitárioResumo
O documento acessível é um importante recurso na promoção de acessibilidade, sendo a principal forma de ter acesso a textos escritos por aqueles impossibilitados de consumir o material tradicional. Em sala de aula, o documento em formato acessível é recurso essencial para a plena participação de estudantes com deficiência visual e outras condições. Na Universidade de Brasília, a universidade e políticas institucionais de fornecer e orientar acerca do material acessível, prestando o serviço de conversão desse material e orientando professores e alunos. As ações realizadas ainda enfrentam desafios, especialmente acerca do tempo que demanda, a experiência vivida no serviço revela que uma política de formação dos professores, para que já desenhem suas aulas e materiais com acessibilidade em mente, em primeiro lugar, e em segundo lugar a pesquisa e uso de tecnologias mais modernas, permitem que tais desafios sejam superados.
Palavras-chave: acessibilidade; desenho universal; textos acessíveis; acessibilidade em contexto universitário.
Referências
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