Usando o Mapeamento de Itens para Avaliar o Alinhamento entre o Currículo e a Avaliação

Autores

  • Leah T. Kaira
  • Stephen G. Sireci Universidade de Massachusetts Amherst

Palavras-chave:

mapeamento de itens, validade de conteúdo, avaliação educacional

Resumo

Na avaliação educacional, é importante que o conteúdo do teste esteja alinhado
com o currículo que ele pretende avaliar. A maioria dos métodos para avaliar o
alinhamento entre o teste e o currículo tem como base o julgamento subjetivo do
conteúdo feito por especialistas, que avaliam o quanto os itens do teste correspondem
aos objetivos propostos no currículo. Não obstante, também é relevante
garantir que os itens estejam alinhados com o nível de dificuldade esperado para
eles, o que é mais difícil para os especialistas julgarem. Nesse estudo, o alinhamento
entre o teste e o currículo foi verificado por meio da avaliação do grau com
que o nível de dificuldade observado está de acordo com o esperado, conforme as
especificações do teste. Para tanto, foram utilizadas as respostas dos estudantes
ao Teste de Proficiência em Matemática para Adultos de Massachusetts (MAPT). A
Teoria de Resposta ao Item (TRI) foi utilizada para localizar os itens na escala de
proficiência usando os valores de dois critérios de probabilidade de resposta (RP).
Os resultados do mapeamento dos itens foram comparados com a classificação
feita pelos elaboradores e o grau de concordância entre os dois conjuntos de dados
foram comparados estatisticamente. Em geral, um maior alinhamento foi observado
usando RP50 do que RP67, e para itens que avaliavam níveis cognitivos mais
baixos. Os especialistas concluíram que a demanda cognitiva, a clareza do item e a
complexidade da linguagem foram as razões mais prováveis para o desalinhamento.

Biografia do Autor

Stephen G. Sireci, Universidade de Massachusetts Amherst

PhD em Psicometria pela Fordham University
Professor da Universidade de Massachusetts Amherst, USA

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Kaira, L. T., & Sireci, S. G. (2017). Usando o Mapeamento de Itens para Avaliar o Alinhamento entre o Currículo e a Avaliação. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 1(1), 23. Recuperado de https://www.examen.com.br/rev/article/view/21

Edição

Seção

Artigos