Estudos Brasileiros Sobre Eficácia Escolar

Uma Revisão de Literatura

Autores

  • Camila Akemi Karino Universidade de Brasília
  • Jacob Arie Laros Universidade de Brasília

Palavras-chave:

literature review, school efficacy

Resumo

Na busca por uma educação de qualidade, vários estudos foram iniciados na década de 1960 a fim de avaliar se as escolas contribuem significativamente para a formação dos estudantes, o que levou ao surgimento da área de eficácia escolar. Neste estudo, tem-se como objetivo principal realizar uma revisão sistemática da literatura brasileira na área de eficácia escolar. Foram analisados 30 artigos publicados em periódicos científicos entre 2000 e 2013. Foi possível identificar efeitos consistentes de fatores como nível socioeconômico, etnia e atraso escolar sobre o desempenho escolar, bem como ficaram evidentes dificuldades de definição e mensuração de fatores intraescolares. Ressalta-se também que problemas de igualdade e equidade precisam ser melhor investigados. Os resultados demonstram similaridades com a literatura estrangeira e ajudam a nortear estudos futuros na área de eficácia escolar.

Biografia do Autor

Camila Akemi Karino, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília
Diretora de Avaliação do Geekie, Brasil

Jacob Arie Laros, Universidade de Brasília

PhD em Psicologia pela University of Groningen, Holanda
Professor da Universidade de Brasília

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Karino, C. A., & Laros, J. A. (2017). Estudos Brasileiros Sobre Eficácia Escolar: Uma Revisão de Literatura. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 1(1), 32. Recuperado de https://www.examen.com.br/rev/article/view/25

Edição

Seção

Artigos