A Avaliação no Plano Nacional de Educação – PNE (2014 – 2024)

Autores

  • Catarina Almeida Universidade de Brasília
  • Danielle Xabregas Universidade de Brasília

Resumo

Este artigo analisa o tema da avaliação no Plano Nacional de Educação – PNE (2014-2024), buscando compreender a concepção de avaliação presente no plano e sua estreita relação com a concepção de educação apresentada além de trazer alguns apontamentos quanto ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb). Concluiu-se que a concepção de educação no PNE se mantém vinculada ao dispositivo constitucional da educação de qualidade como direito de todos. A avaliação no PNE se assume de forma mais sistêmica e mais ampla, servindo como subsídio ao plano e ao desenvolvimento de políticas educacionais apesar da vinculação aos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em relação ao Sinaeb, verificaram-se avanços quanto à concepção de avaliação existente, embora tenham sido mantidas as avaliações já desenvolvidas no Brasil. Por fim, destacaram-se as incertezas da implementação das diretrizes do PNE quanto à avaliação, decorrentes da descontinuidade política brasileira, e dois modelos de avaliação presentes nas políticas avaliativas.

Biografia do Autor

Catarina Almeida, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo
Professora da Universidade de Brasília

Danielle Xabregas, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília
Professora da Universidade de Brasília

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Almeida, C., & Xabregas, D. (2017). A Avaliação no Plano Nacional de Educação – PNE (2014 – 2024). Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 1(1), 21. Recuperado de https://www.examen.com.br/rev/article/view/27

Edição

Seção

Artigos