Construindo Testes: Como Elaborar e Validar Itens de Múltipla Escolha

Autores

  • Alessandra Ramos de Oliveira Harden Universidade de Brasília

Resumo

Publicado pela primeira vez em 1994 e ainda, para nosso azar, sem tradução para o português, Developing and validating multiple-choice test items, de Thomas Haladyna pode ser considerado como leitura fundamental para qualquer um que trabalhe com avaliação educacional. De fato, o autor já esclarece, logo na introdução, que escreveu para “aqueles seriamente interessados na elaboração de itens para a avaliação de desempenho” (p. viii).1 Esses “interessados” são colocados por Haladyna em dois grupos: o primeiro é formado por estudantes universitários das áreas de mensuração educacional, que têm na leitura do livro a oportunidade de compreender melhor as duas fases da elaboração de testes, que seriam a elaboração ou construção propriamente dita do teste e a validação das respostas dadas. O segundo grupo é constituído por profissionais que trabalham diretamente com a elaboração de itens, para quem certamente Haladyna apresenta amplo material para ajudá-los a aprimorar sua prática. Ou seja, esse é um livro também para todos os professores.

Biografia do Autor

Alessandra Ramos de Oliveira Harden, Universidade de Brasília

Doutora em Estudos Hispânicos e Lusófonos pela University College Dublin, Irlanda
Professora da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2017-09-01

Como Citar

Harden, A. R. de O. (2017). Construindo Testes: Como Elaborar e Validar Itens de Múltipla Escolha. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 1(1), 7. Recuperado de https://www.examen.com.br/rev/article/view/29

Edição

Seção

Resenha