ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DIFERENCIAL DO ITEM EM TESTES COM ITENS DICOTÔMICOS

STUDY OF ITEM DIFFERENTIAL FUNCTIONING ON TESTS WITH DICHOTOMOUS ITEMS

Autores

  • Cácio Fabrício Gomes da Rocha
  • Adriano Ferreti Borgatto Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Teoria de Resposta ao Item, Funcionamento Diferencial do Item, Avaliação educacional

Resumo

O objetivo do presente estudo foi verificar o impacto do Funcionamento Diferencial do Item (DIF) no processo de equalização. Foram simulados dois grupos (referência e focal), em que o grupo referência foi submetido a um teste com 45 itens e o grupo focal a um teste parcialmente diferente aos itens do grupo referência com 45 itens. Para equalização dos parâmetros dos itens e das proficiências dos indivíduos, utilizou-se a Teoria de Resposta ao Item (TRI). Para identificar itens comuns com DIF, foi adotada a metodologia utilizada pelo INEP, que consiste em comparar as proporções esperadas de acertos ao item para cada grupo no intervalo P5 (percentil 5) e o P95 (percentil 95). Os resultados mostraram que o número de itens comuns auxilia no processo de identificação dos itens com DIF, quanto mais itens de ligação no processo de equalização, menor será o impacto dos itens que apresentam algum viés.

Downloads

Publicado

2021-07-07

Como Citar

Rocha, C. F. G. da, & Borgatto, A. F. (2021). ESTUDO DO FUNCIONAMENTO DIFERENCIAL DO ITEM EM TESTES COM ITENS DICOTÔMICOS: STUDY OF ITEM DIFFERENTIAL FUNCTIONING ON TESTS WITH DICHOTOMOUS ITEMS. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 4(4). Recuperado de https://www.examen.com.br/rev/article/view/118

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)