Proposta de Segmentação de uma Escala da TRI Utilizando o Nível Socioeconômico 1,2,3

Autores

  • Maria Gabriela Thamara de Freitas Barros
  • Adriano Ferreti Borgatto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Adolfo Samuel de Oliveira

Palavras-chave:

tri, status socioeconômico, segmentação de escala

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de segmentação de escala para um indicador de nível socioeconômico (Inse) construído com base no modelo politômico de respostas graduais da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e nos questionários dos estudantes da Aneb, da Anresc e do Enem 2013. Na medida proposta, foram utilizadas apenas as informações pertinentes para segmentação da escala, que são os valores do Inse divididos em pequenas faixas e as probabilidades de resposta por item/categorias do modelo. Para definir o número de agrupamentos foi considerado o coeficiente de aglomeração e o gráfico de dendrograma. Esses procedimentos metodológicos facilitaram a formação de grupos (níveis), que foram descritos segundo os itens/as categorias de cada nível. Além disso, foi possível relacionar a medida criada com os itens que definem o indicador, facilitando a compreensão.

Biografia do Autor

Maria Gabriela Thamara de Freitas Barros

M.ª Gabriela Thamara de Freitas Barros
Mestre em Métodos e Gestão em Avaliação pela Universidade Federal de Santa Catarina
Pesquisadora do Inep

Adriano Ferreti Borgatto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz Queiroz
Professor da Universidade Federal de Santa Catarina

Adolfo Samuel de Oliveira

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo
Pesquisador do Inep

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Publicado

2017-09-01

Como Citar

Barros, M. G. T. de F., Borgatto, A. F., & Oliveira, A. S. de. (2017). Proposta de Segmentação de uma Escala da TRI Utilizando o Nível Socioeconômico 1,2,3. Examen: Política, Gestão E Avaliação Da Educação, 1(1), 23. Recuperado de https://www.examen.com.br/rev/article/view/23

Edição

Seção

Artigos